segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Aroma a Cacau

Sou a Paula Grosso, vivo em Abrantes, sou mãe de uma menina maravilhosa e saudável.
Sou formada em arquitectura, área que me alimenta o intelecto… contudo sempre tive um gosto especial pela doçaria artesanal, principalmente tudo o que tenha chocolate.

Desde muito cedo que me lembro das receitas que a minha avó fazia, principalmente em épocas festivas… bolos, biscoitos, pastéis, broas, azevias, todo um conjunto de sabores e cheiros que inundavam a cozinha e que me transportavam para um mundo imaginário de sensações gustativas que só se quebrava à ultima migalha…

Receitas que a minha mãe manteve vivas e que agora tenho vindo a experimentar.
Aroma a Cacau é a ponte deste passado, presente, testemunho das minhas incursões pelo espaço dos sentidos.

O ingrediente seleccionado para esta aventura é sem dúvida o CHOCOLATE. Matéria-prima ancestral cuja utilização pelos humanos data do período pré-clássico (de 900 AC até 250 DC). Usando a técnica de HPLC (cromatografia líquida de alta resolução, ou, em inglês, High Performance Liquid Chromatography), os cientistas identificaram resíduos de cacau em recipientes de cerâmica maia, utilizados na preparação de alimentos e datados de 600 AC (Hurst et al., 2002). Numerosas peças de cerâmica e murais maias exibem hieróglifos representando a oferta de chocolate a governantes e deuses. Isto não é surpreendente se considerarmos que a designação latina para cacaueiro, Theobromacacao, significa "alimento dos deuses". www.scienceinschool.org/2006/issue2/chocchemistry/portuguese

Seja por curiosidade primeiramente quer por aperfeiçoamento frequento cursos e workshops dedicados à técnica de trabalhar o chocolate.

Desde já o meu especial agradecimento aos chefes António Marques e Paulo Santos pelos conhecimentos transmitidos.


Acompanhem-me nesta aventura…




1 comentário:

  1. Olá, Paula espero que esta nossa AVENTURA se transforma numa viagem de aromas que inunde a nossa vida e a dos nossos amigos.
    Que o chocolate desperte tudo o que há de bom em nós e contribua para a felicidade de quem degustar as tuas delícias.
    Beijo
    Votos de um delicioso trabalho

    ResponderEliminar

Comentario